quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escultrecos

Conheça o artista italiano Dario Tironi e suas imaginativas esculturas de sucata plástica


Coisas
Com 31 anos de idade, Dario Tironi vai lentamente ocupando seu espaço no meio da arte europeia com seu trabalho multi-plataforma, que mistura pintura, escultura e instalações, quase que totalmente compostas por retalhos de materiais do dia a dia. Especialista em sucata plástica, ele constroi figuras humanas e animais a partir de pedaços de brinquedos, garrafas plásticas, calculadoras, cabos e outros fragmentos perdidos e abandonados pela sociedade de consumo.
Coisas (detalhe)
Seu trabalho começou a despontar em mostras nas cidades de Nova York, Berlim e na sua Bérgamo, aparecendo como uma das belas novidades de 2010 no circuuito europeu de exposições. Trabalhando com material que para muitos soa descartável, Dario remenda e remonta suas obras dando um novo significado para o conceito de reciclagem, que assim deixa de ser só o reaproveitamento de materiais e passa a ser parte integrante do processo artístico de Tironi.
Em seu site oficial, o artista afirma que suas "práticas artísticas concentram-se nas considerações sobre o ser humano, sempre visto em relação com sua sociedade e com o mundo natural". Em comunicado oficial publicado em seu portfólio, Dario explica melhor a ideia por trás das complexas esculturas de retalhos.
"A oposição é baseada no conceito dual de 'ser' e 'ter', racionalidade e instinto, o que é voluntário e o que é necessário, o natural e o artificial. A contínua evolução/involução do homem, com suas descobertas tecnológicas e a ampliação dos limites biológicos, a poluição atmosférica e a poluição mental são todos elementos representados em meu trabalho. Pelo uso de um simbolismo pessoal, onde o resultado é uma forma harmoniosa de contraste entre opostos que representa o esforço necessário para superar a dualidade em todos os níveis através de uma nova forma de unidade, um novo sentimento que confronta as barreiras nas quais viveremos."
Logo abaixo você vê mais alguns dos mais impressionantes trabalhos de Dario Tironi, um novo nome em franco crescimento no cenário artístico da Itália.

Fonte: Trip

http://revistatrip.uol.com.br/so-no-site/notas/escultrecos.html#1

Um comentário:

  1. OI GENTE,
    QUE TRABALHO MARAVILHOSO, SURPREENDENTE.
    SUCESSO A ARTISTA.
    PARABENS PELO BLOG!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...